Comida Low Carb

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A alimentação low carb é aquela com quantidades reduzidas de carboidratos, ou seja, com baixo índice glicêmico.

 

Mas afinal, o que são esses famosos carboidratos? Eles são nutrientes compostos basicamente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando ingeridos, são responsáveis por liberar glicose e fornecer energia para as células. Isto é, eles são a principal fonte de energia para o nosso corpo.

 

Os alimentos mais comuns que contêm carboidratos são as farinhas, arroz, açúcar e batatas. Mas também são encontrados em menor quantidade nos vegetais e frutas, bem como no leite e derivados.

 

Quando consumimos muitos carboidratos pode haver excesso de glicose no corpo, e quando isso ocorre, ela é estocada em forma de gordura. Para o organismo conseguir queimar essa gorudra, é necessário a liberação de um hormônio chamado glucagon.

Mas quando comsumimos muitos carboidratos com alto índice glicêmico, pode ocorrer picos de insulina, e o glucagon não é liberado. Assim nosso corpo não queima a gordura.

 

Na dieta low carb, reduzimos os carboidratos e priorizamos a ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico. Sendo assim, a liberação do glucagon é mais eficaz, bem como a queima de gorduras pelo nosso corpo.

 

Mas vale lembrar que low carb não é zero carb! Na dieta zero carb teríamos que zerar a ingestão de carboidratos, ao invés de apenas reduzir. Nesse caso, teríamos que excluir vegetais, frutas e derivados do leite da dieta.